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Moedas

Gestão de Cobrança de Inadimplentes

A gestão de cobrança de inadimplência é o conjunto de estratégias e ações adotadas para recuperar valores em aberto de forma eficiente, mantendo o bom relacionamento com o cliente ou condômino evitando perdas financeiras para a empresa ou condomínio.

A cobrança deve ser firme, mas sempre respeitosa. A postura profissional e empática ajuda a preservar o relacionamento e facilita o acordo. Na RecuperaGroup, unimos estratégia, tecnologia e diálogo para transformar dívidas em soluções reais para nossos clientes.

Como realizamos a Gestão de Cobrança Eficiente?

Image by Alvaro Reyes

01. Mapeamento

  • Segmentar os devedores por tempo de atraso, valor devido e perfil do cliente.

  • Estabelecer prazos, formas de pagamento, descontos para quitação e condições para renegociação.

  • Verificação da existência de documentos que comprovem o débito (contratos, notas fiscais, boletos, etc.).

02.Capacitação

  • Uso de canais variados de contato, Telefone, e-mail, mensagens automáticas e, quando necessário, atendimento presencial por equipe capacitada.

  • Treinamento da equipe de cobrança, Profissionais capacitados aumentam a taxa de sucesso nas negociações e reduzem conflitos.

Image by Campaign Creators
Peças de xadrez

03.Estratégia

  • Para monitorar vencimentos, histórico de contatos e status das negociações.

  • Ações gradativas de cobrança.

  • Iniciar com lembretes amigáveis e evoluir para notificações formais e protestos, quando necessário.

  • Envio de notificação extrajudicial. Um último aviso ao devedor antes de ingressar com a ação judicial, o que pode acelerar a negociação.

04. Judicialização

  • Propositura da ação de cobrança.

  • O devedor é oficialmente notificado para pagar, se defender ou negociar judicialmente.

  • Penhora de bens  - Caso não haja pagamento, o juiz poderá determinar a penhora de bens ou valores em conta bancária para quitar a dívida.

  • Encerramento com pagamento ou acordo.

Lei
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